Como Instalar e Usar o Shell ZSH e o Oh My Zsh!

Zsh é um shell de login interativo que também pode ser usado como um poderoso intérprete de linguagem de script. É semelhante ao bash e ao Korn shell, mas oferece uma grande capacidade de configuração.


Como Instalar e Usar o Shell ZSH e o Oh My Zsh

Zsh é um shell de login interativo que também pode ser usado como um poderoso intérprete de linguagem de script. É semelhante ao bash e ao Korn shell, mas oferece uma grande capacidade de configuração.

Instalação

Se você não souber o comando para instalação do ZSH através do gerenciador de pacotes da sua distribuição, tente usar a ferramenta de pesquisa, ex.: (apt-cache serch [pacote], yum search [pacote],…)

No Gentoo a instalação consiste em

  • zsh-completions - para autocompletar as palavras
  • gentoo-zsh-completions - para autocompletar os argumentos do Portage
emerge -a zsh zsh-completions gentoo-zsh-completions

Após instalação, basta rodar o comando: zsh

Automaticamente ele nos irá pedir para configurar a criação do arquivo ~/.zshrc , mas como vamos instalar o Oh My Zsh ! , vamos ignorar apertando -q (sair e não criar esse arquivo) para todos, pois será criado automaticamente pelo OhMyZsh!

Agora vamos instalar o Oh My Zsh ! Que é um framework para o Zsh . O endereço dele é o https://github.com/robbyrussell/oh-my-zsh, rode esse comando para baixar e instalá-lo

sh -c "$(wget https://raw.githubusercontent.com/robbyrussell/oh-my-zsh/master/tools/install.sh -O -)"

Agora veja que o arquivo ~/.zshrc foi criado e já configurado, só rodar um

source ~/.zshrc

Perceba que um tema default já foi automaticamente configurado, vamos analisar o arquivo precriado e configurado pelo OMZSH:

vim ~/.zshrc

Na linha correspondente a THEMES você pode alterar o tema de acordo com esse link https://github.com/robbyrussell/oh-my-zsh/wiki/themes , onde há diversos temas, todos os temas já estão presentes, basta você utilizá-lo, vamos ver três temas preferidos por mim: bira, funky e o gnzh!

Para alterar do bash para o zsh basta rodar o comando chsh -s /bin/zsh ao encerrar a sessão e entrar novamente, o shell já estará mudado.

Para mais informações, consulte o manual: man zsh

Assista ao Vídeo

Clique Aqui para Ver o Vídeo

Comente!


shellscript


Compartilhe


Nosso canal no Youtube

Inscreva-se


Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

Desenvolvedor de software
https://github.com/terroo

Artigos Relacionados




Crie Aplicativos Gráficos para Linux e Windows com C++

Aprenda C++ Moderno e crie Games, Programas CLI, GUI e TUI de forma fácil.

Saiba Mais

Receba as novidades no seu e-mail!

Após cadastro e confirmação do e-mail, enviaremos semanalmente resumos e também sempre que houver novidades por aqui para que você mantenha-se atualizado!